Plataforma antifraude

Uma plataforma antifraude consiste na aplicação de práticas que servem para consultar e validar a autenticidade de informações e dados.

O objetivo da plataforma antifraude é identificar se seus clientes, parceiros, colaboradores ou fornecedores não estão agindo com condutas ilícitas no seu processo. Uma das fraudes mais recorrentes, é a falsa identidade, onde usam dados cadastrais de outra pessoa para executar transações.  

A plataforma antifraude também visa auxiliar na identificação de lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e outros atos ilícitos.  

 

 

 

Saiba mais sobre Plataforma Antifraude

Muitas empresas hoje sofrem fraudes em suas operações sejam por clientes, seja por fornecedores e isso acarreta prejuízos operacionais e financeiros. Nesse cenário existem alguns cuidados que as empresas devem tomar para reduzir as fraudes em seus processos.  

No sistema antifraude, as principais práticas a serem adotadas são:  

• OCR e Face Match; 
• Background Check;
• Consulta reputacional;  
• Validação cadastral.

Saiba como funciona a plataforma antifraude na prática. 

como funciona uma plataforma antifraude

Melhores práticas em uma Plataforma Antifraude

Com essas práticas, sua empresa estará mais protegida quanto a possíveis ações fraudulentas, protegendo a empresa e também seus clientes, reduzindo riscos financeiros e processuais ao negócio.  

O OCR é a extração de dados através do envio da foto de um documento. Por exemplo, pode ser solicitado o RG do cliente e por meio da foto, a empresa consegue extrair as informações como CPF, Data de Nascimento, etc.

O Face Match, o cliente envia uma foto do documento com uma selfie. Esse processo irá validar se a pessoa que está efetuando o cadastro com aquele documento, de fato é a proprietária dele. 

A validação cadastral, acontece à medida que os clientes fazem seu cadastro, onde a empresa consulta simultaneamente essas informações em diversas fontes validado a sua veracidade.  

O Background Check ou checagem de antecedentes, avalia qualquer vestígio que possa indicar problemas comerciais, financeiros, legais ou até mesmo criminais de seus clientes com base em um dado como CPF ou CNPJ.

A Teia Societária analisa os sócio e outras empresas coligadas de pessoa jurídica. Através dessa análise você conheça todos os envolvidos com o seu cliente por meio da empresa.

A análise de risco é o processo de classificação de risco do cliente através de critérios e fontes definidas pela empresa, onde é verificado o nível de risco que ele representa ao negócio. 

Existem várias ferramentas que fazem essas práticas de forma automática e integrada. Ao final, a empresa ainda terá acesso a um documento completo sobre o cliente, assim, poderá entender se é uma fraude ou algum cliente que representa risco ao compliance da empresa.

Porque adotar uma plataforma antifraude?

Em um relatório anual da Experian, 57% das empresas participantes, relataram perdas financeiras devido a fraudes em suas operações. Sendo que, 3 a cada 5 empresas, disseram que as fraudes aumentaram nos últimos 12 meses.

Outro estudo, identificou que a cada 40 pedidos online no Brasil, um é de origem fraudulenta 

Nesse sentido, para proteger tanto os negócios, quanto seus clientes, é necessário que as empresas adotem medidas de prevenção às fraudes.

Por isso, identificou-se que 86% das empresas dizem que a validação cadastral de seus clientes é uma prioridade estratégica. 

Portanto, adotar uma plataforma antifraude permite com que as empresas estejam mais seguras contra qualquer tipo de ação ilícita que levem a prejuízos e perdas financeiras. Além disso, fortalece as práticas de compliance. 

 

Benefícios de uma plataforma antifraude

Redução de prejuízos e perdas financeiras por fraudes
Apoio para tomada de decisão mais assertiva e segura
Maior segurança ao seu cliente e ao próprio negócio
Garantia de cumprimento das normas de compliance
Cumprimento de obrigatoriedades exigidas no setor
Melhoria na conversão de venda e retenção de clientes

Quer saber mais sobre o assunto? 
Veja mais conteúdos.

mockup guia redução de fraudes
Conheça sobre Análise de Risco
Entenda mais sobre o OCR
Saiba mais sobre o Face Match
Entenda o que é KYC
Ainda com dúvidas? Fale com um Especialista.

Plataforma Antifraude Data Engine 

O Data Engine é uma plataforma de Antifraude que automatiza todo o seu processo de onboarding e compliance, a partir de práticas como:

• Consulta reputacional;  
• Teia Societária; 
• Cestas Hierárquicas; 
• Validação de dados cadastrais; 
• OCE e Face Match; 
• Classificação de Risco; 
•  Monitoramento de consultas. 

Com uma única consulta, o Data Engine, acessa diversas fontes que fornecem para você um dossiê completo com todas as informações sobre o dado consultado. O processo é feito de forma automática, sem interferências manuais. Garantindo maior produtividade e assertividade.

Com o Data Engine você traz mais segurança para o seu negócio e reduz os riscos de perdas e prejuízos por fraudes e processos ilícitos. Conheça mais sobre o Data Engine. 

 

Preencha o formulário e receba o contato de um especialista!